GRUPOS DE CANTOS RETOMAM ATIVIDADES

Pensar em desenvolvimento rural sustentável, sem considerar a necessidade do resgate cultural da população, não é possível. É necessário perceber a importância de cada um nesta construção, valorizando seus hábitos e costumes. Esta visão não idealiza o passado, mas é entendido como um patrimônio das populações,  que apenas a partir da compreensão da sua própria história, conseguem dar a continuidade para as novas gerações.

A partir disso, a Administração Municipal, Associação Vêneta e a Emater  juntamente com o Professor Jonas Vicensi, realizaram no mês de setembro a retomada das atividades junto aos grupos da Linha Mattei – Belvedere, Linha Alegretti – Della Piccola Citta, Linha Três Pinheiros – Sono Dei Monti, Sede – Vozes do Coração e Coro Municipal, organizando como serão realizadas as atividades das oficinas até o final do ano.

Cantar em conjunto ou reunir os amigos para cantar não é o mesmo que formar um coral. A composição do coral é diferente e exige algumas especificidades. Para começar, o objetivo do coral é executar as vozes em harmonia, exigindo uma combinação de notas diferentes entre as vozes, fazendo acordes. É isso que faz do coral uma experiência inebriante ouvir a combinação das vozes experimentando ao mesmo tempo os efeitos sonoros que elas proporcionam.

A música é sem dúvida uma necessidade, pois ela possui a capacidade de gerar proximidade entre os participantes. O canto em grupo ajuda muito as pessoas se socializarem e a criarem laços de amizade, consideração e respeito entre si. Cada um precisa exercer o seu papel,  favorecendo a coletividade,  resultando assim numa harmonia perfeita. A pessoa que participa da atividade do canto em grupo,  treina sua capacidade de prestar atenção e melhora a própria audição, é preciso prestar a atenção no momento do canto, favorecendo assim a percepção do que está acontecendo a sua volta, com atenção, assim será capaz de identificar o tom, o tempo e o timbre certo da música.

Toda essa dinâmica da participação em coral é benéfica para quem participa, pois fará parte de algo significativo e belo, aprendendo técnicas relacionadas a arte do canto coral, desenvolvendo sua sociabilidade, facilitando suas relações dentro e fora dessa atividade.

Publicações relacionadas

REGIMENTO INTERNO

Uniserra.Com

EDITAL Nº 03/2019

Uniserra.Com

DECRETO MUNICIPAL Nº 116/2022

Uniserra.Com